domingo, 9 de junho de 2013





Fique atento e estude!

Dias de avaliação:

1ºH - 14/06
1ºI -14/06
1ºJ - 12/06
1ºK- 14/06
1ºL - 14/06

Atenção!!! Essas são as atividades dadas em sala de aula para os alunos do 1ºH, 1ºI e 1ºJ. Para quem perdeu por estar ausente, realize-as e entregue na próxima aula (terça-feira, dia 11/06 para o I e H; dia 12/06 para o J) - Impreterivelmente!!!

Atividades de geografia
Valor: 2,5

1) A partir da leitura da página 22 do livro didático, caracterize a revolução técnico-científica-informacional quanto seu advento e ramos de produção.

2) Analise o mapa da página 22 e responda a questão 09 (página 24). Justifique a resposta, citando exemplos.

3) Leia o seguinte texto:        


Camisetas viajantes
Em várias cidades estadunidenses há um sistema de coleta de roupas usadas, estimuladas por grupos de ações humanitárias. Essas doações são armazenadas em galpões e empacotadas. A partir daí, organiza-se uma cadeia de distribuição de roupas que envolvem alguns interesses...
Na Zâmbia, esses pacotes de roupas são comprados por comerciantes locais que as vendem. Apesar de ser roupa usada, a população do país, principalmente, jovens, reconhecem as marcas e reconhecem os ídolos do esporte, da música, etc.
Como a Zâmbia é um país em crise econômica (sua renda é obtida através da exploração do cobre, hoje, uma matéria-prima desvalorizada – obteve financiamentos e, portanto, possui dívidas externas impagáveis), suas indústrias entram em falência facilmente.
Nesse quadro, como as indústrias têxteis locais podem competir com toneladas de roupas “doadas” que chegam a um preço irrisório? Será que essas ajudas humanitárias estão realmente inserindo os jovens do país ao processo de globalização?
(Informações extraídas do documentário: Camisetas viajando. Disponível no youtube)



Ø  Responda a interrogativa final do texto, escrevendo sobre as consequências negativas da globalização para os países não desenvolvidos.

4)(ENEM 2009) - O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.

Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que:

a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.
b) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.
c) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.
d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.
e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.

5) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.
b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.