sábado, 4 de maio de 2013

Pra anotar e compreender:
Tecnologias modernas aplicadas à cartografia

Vários recursos contribuíram para o desenvolvimento da cartografia nos últimos tempos, entre eles: as fotografias aéreas, imagens de satélites, sistema de posicionamento global (GPS) e o surgimento de diversos softwares possibilitando o surgimento dos mapas digitais.

Todos esses recursos, isto é, novas tecnologias tornaram mais fáceis à coleta e processamento de dados do espaço geográfico e assim, nunca a superfície do nosso planeta esteve tanto à disposição do olhar humano (inclusive dos cidadãos comuns!).

Imagem de satélite da Baixada Santista / SP. É possível observar a Serra do Mar, parte da represa Billings e da região metropolitana de São Paulo.
Na cartografia, o conjunto de técnicas de obtenção e registro de informação à distância por meio de sensores (máquina fotográfica, scanners de satélites e radares...) é denominado de SENSORIAMENTO REMOTO. Podemos dizer, então, que fotografias aéreas, imagens de satélites e mapas digitais são produtos do sensoriamento remoto.

Hoje, a principal tecnologia utilizada pelo sensoriamento remoto é a imagem de satélite. Pois, ao registrarem a sequência dos eventos ao longo do tempo, nos fornecem informações atualizadas sobre o espaço, facilitando a intervenção humana. Podemos citar alguns exemplos do uso das imagens de satélite para ações de planejamento governamental:
- Acompanhar os fenômenos atmosféricos;
- monitorar desmatamentos e queimadas;
- monitorar processos erosivos;
- produzir e atualizar com facilidade mapas temáticos.

OBS: Os mapas topográficos exigem um alto nível de detalhes, portanto, para confeccioná-los são utilizadas as fotografias aéreas.

Outra tecnologia muito utilizada é o GPS (Sistema de Posicionamento Global). Surgiu nos Estados Unidos durante o período da guerra-fria como meio de intervenção militar. O sistema é composto por 24 satélites (21 em operação e três de reserva) que giram em torno da Terra em seis órbitas distintas a 20.200 km de altitude e tem como função básica identificar a localização de um receptor, na superfície terrestre, que capte sinais emitidos por satélites.

O GPS calcula coordenadas geográficas (latitude e longitude) e a altitude. Hoje, além dos fins militares - graças ao GPS surgiram os mísseis teleguiados lançados por aviões ou embarcações de guerra- também é muito utilizado por civis, por exemplo, para o planejamento de rotas e rastreamento de veículos, em expedições dentro de florestas ou cavernas, para delimitar e mapear áreas, entre outros.

Atividades:
1)      Qual é a principal vantagem do uso de imagens de satélite na cartografia?
2)      Dê dois exemplos de como as imagens de satélite podem ser úteis em ações de planejamento governamental.
3)      O primeiro produto derivado do sensoriamento remoto foi a fotografia aérea. Dê um exemplo de como a aerofotogrametria é utilizada nos tempos atuais.
4)      Quais são as utilidades do GPS?
5)      Os usos de recursos tecnológicos como as imagens de satélite são restritos aos cartógrafos? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário