sexta-feira, 24 de maio de 2013

Texto e atividades para reflexão:

A mosca ou a aranha?

O que pode um escritor dizer sobre um tema proposto: a globalização da tecnologia em informática? Ocorreram-me várias coisas enquanto pensava no assunto. No silêncio de uma velha sala, eu preparava este artigo quando passei a observar na esquina do teto uma teia de aranha. Esse pequeno animal concebera e construíra não uma casa onde morar, mas uma armadilha para caçar. Os ingleses chamaram web a esse entrelaçar de fios. A tradução do termo é ambígua: pode ser rede, pode ser teia. Pensando nisso, fiquei inquieto...
Preocupa-me a maneira como olhamos a tecnologia. Nós, dos países subdesenvolvidos, achamos que a técnica vai nos salvar da miséria. Não é verdade! O que nos separa da riqueza são, sobretudo, atitudes, vontades, determinação política. Digitalizar não nos converte em seres modernos. Encostar a orelha no aparelho no celular não nos torna produtores de coisa nenhuma!
Caso não venhamos a exercer alguma soberania em atos, entramos em um universo menor, em uma periferia...
É inevitável que abracemos as tecnologias. Mas, precisamos ser capazes de criar nossos projetos, nossas mudanças, introduzir nossas inovações nos projetos dos outros.
(Mia Couto, escritor moçambicano - 2005 - adaptado pela professora)


  • Qual é a crítica exposta pelo autor em relação a inserção dos países subdesenvolvidos ao mundo globalizado?
  • O que o autor quer dizer com as palavras "entramos em um universo menor, em uma periferia..."? (consulte a página 14 do livro didático para maiores esclarecimentos).

Um comentário: